segunda-feira, 18 de outubro de 2010

medo do futuro!

- sem querer, todo mundo faz de conta que a vida que temos será igual para sempre! quando cai a ficha de que tudo muda e nada é pra sempre bate aquele frio na barriga, certo? 

"Tenho 16 anos, e 2011 será o meu último ano do Ensino Médio. Tenho medo do futuro. Tenho medo do que vai acontecer depois, medo do vestibular, de toda essa pressão. Pensar que não vou ter meus amigos ao meu lado para me apoiar me deixa mais apavorada ainda!"

- é engraçado como a gente se engana fácil. vamos levando nossa vida, dia após dia, achando que tudo está sempre igual e que sabemos exatamente como será o dia seguinte. mas a verdade é que do futuro não sabemos nada. nos momentos de grande transição nos damos conta de que "tudo muda, o tempo todo". desesperador? pode ser um pouco, porque adoramos a sensação de 'ter tudo sob controle', de conhecer tudo que nos cerca. mas se conseguirmos entender que a vida é algo em constante movimento, talvez fique menos complicado lidar com o incerto. se as coisas mudam independentemente da nossa vontade e do fato de estarmos ou não prontos, o melhor a fazer é não lutar contra isso. as mudanças chegarão, quer a gente queira ou não. portanto, o melhor é encará-las de frente e de um jeito positivo, não deixando esse medo tomar conta de nós. o vestibular vai chegar, os pais vão fazer cobranças (nem sempre muito compreensivos nesses momentos), mas temos que nos preparar e nos esforçar bastante; pois quando nos empenhamos por aquilo que queremos, conseguimos. já seus amigos, não desaparecerão do planeta só porque vocês não estudam mais juntos. é verdade que com o tempo pode ser que vocês se afastem, mas, se esse for mesmo o caso, será um processo natural, longo e indolor. não será de repente! e enquanto isso, outros amigos vão aparecer na sua vida. enfim, se não temos mesmo uma bola de cristal, o melhor é pensar no futuro de um jeito positivo, sonhando com as boas surpresas que a vida pode trazer. vamos dando conta do que aparecer, seja problema ou alegria, conforme a gente consegue; sem sofrimento antecipado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário